Congresso International Virtual

(6 Vídeos) Sistema da dívida em tempos de financeirização e a importância da auditoria para interromper a barbárie

7 de Dezembro de 2020 por Auditoria Cidadã da Dívida , RICDP



APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

Em plena pandemia de Covid-19 que tem levado milhões de pessoas à morte em todo o planeta, temos constatado o aumento dos privilégios financeiros dos bancos em diversos países, devido à atuação dos bancos centrais como uma verdadeira correia de transmissão de recursos públicos para bancos, por meio de mecanismos de política monetária não transparentes e ilícitos.

O aumento da dívida pública e o agravamento da crise econômica em decorrência dessa política monetária operada pelos bancos centrais tem servido de justificativa para o aprofundamento de contrarreformas que destroem a estrutura do Estado, suprimem direitos sociais e comprometem a prestação de serviços públicos à população, além de submeter patrimônio público estratégico e lucrativo a privatizações insanas!

Tudo isso está acontecendo depois que o processo histórico de geração de dívida pública já vinha sendo altamente questionado, devido à ausência de contrapartida em investimentos públicos, transformação de dívidas do setor privado em dívida pública e vários outros mecanismos, em especial os operados pelos bancos centrais, o que nos levou a criar há vários anos a expressão Sistema da Dívida, justamente para caracterizar esse funcionamento às avessas do instrumento de endividamento público.

A organização do Congresso Internacional virtual “Sistema da Dívida nos tempos de financeirização e a importância da auditoria para interromper a barbárie” pretende debater esses temas, a fim de reforçar a necessidade de compreender esses mecanismos que têm alimentado o Sistema da Dívida e jogar luzes sobre esse processo mediante o uso da poderosa ferramenta da auditoria, como comprovado no Equador, na Grécia, no Brasil, entre outras experiências cidadãs. Reivindicamos que a realização da auditoria da dívida com participação popular seja uma medida permanente em todos os países. O nosso objetivo é impulsionar e empoderar as lutas sociais por direitos humanos, combate às desigualdades e garantia de vida digna para todas as pessoas.


PROGRAMA


PAINEL 1 – Abertura e Experiências de Auditoria da Dívida Pública Dívida pública Conjunto dos empréstimos contraídos pelo Estado, autarquias e empresas públicas e organizações de segurança social.

Dia 3/12/2020 (quinta-feira)
Hora: 10 ao meio-dia

ABERTURA e INAUGURAÇÃO DO CONGRESSO INTERNACIONAL
Maria Lucia Fattorelli (coordenadora nacional da ACD)
Ramiro Chimuris (coordenador da RICDP)
PALESTRA INAUGURAL – Miguel Ángel Espeche Gil (Embaixador e Jurista – Argentina) – Crise da Dívida na década de 80 e a Doutrina Espeche.

EXPERIÊNCIAS DE AUDITORIA DA DÍVIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS E SOCIAIS
Zoe Konstantopoulou (ex-presidente do Parlamento Helênico) – Resultados da Comissão da Verdade sobre a Dívida Pública na Grécia
Edgar Isch López (Equador) – Auditoria Integral realizada pela Comissão de Auditoria Integral CAIC e seus resultados
Maria Francesca De Tullio (Itália) – A recusa da dívida ilegítima na experiência municipal napolitana
Beto Almeida (Brasil – jornalista Telesur) – Auditoria histórica feita por Getúlio Vargas e suas consequências para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil

***


PAINEL 2 – O SISTEMA DA DÍVIDA, AS PRIVATIZAÇÕES E A CONVERSÃO DE DÍVIDAS DO SETOR PRIVADO EM DÍVIDA PÚBLICA

Dia 3/12/2020 (quinta-feira)
Hora: 19 às 21 horas

Caso BRADY e a conversão de dívidas prescritas – Alejandro Olmos (Argentina)
Caso PROES e a origem da Dívida dos Estados – José Menezes Gomes (Brasil – Professor da UFAL)
EC 106 e a compra de ativos privados sem limite pelo Banco Central Banco central Estabelecimento que, num Estado, tem a seu cargo em geral a emissão de papel-moeda e o controlo do volume de dinheiro e de crédito. Em Portugal, como em vários outros países da zona euro, é o banco central que assume esse papel, sob controlo do Banco Central Europeu (BCE). do Brasil – Sarah Campos (Brasil – Professora da UFMG)
Privatização de ativos públicos estratégicos e lucrativos no Brasil – Felipe Coutinho (Presidente da AEPET)

***


PAINEL 3 – NEOCOLONIALISMO JURÍDICO

Dia 4/12/2020 (sexta-feira)
Hora: 10 ao meio-dia

Neocolonialismo Jurídico – Ramiro Chimuris (Uruguai)
Mecanismos coloniais e pós-coloniais na dívida mexicana – Jesús Castillos (México)
O aumento da dívida pública europeia em meio a Covid-19 – Francesco Schettino (Itália)
Neocolonialismo semântico na dívida pública – Miguel Julio Rodríguez Villafañe (Argentina)

***

LANÇAMENTO e DIVULGAÇÃO DE LIVROS
Dia 4/12/2020 (sexta-feira)
Hora: 12 às 13h

Auditoria Cidadã da Dívida: Experiências e Métodos / Maria Lucia Fattorelli / Brasil – Inove Editora Ltda ISBN 978-85-66343-06-9 – PDF livre em https://auditoriacidada.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Livro-Experiencias-e-Metodos.pdf

Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados / Maria Lucia Fattorelli / Brasil – Inove Editora Ltda ISBN 978-88-566343-04-5 – PDF livre em https://auditoriacidada.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Livro-Auditoria-Cidada-da-Divida-dos-Estados.pdf

A dívida pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida – Caderno de Estudos / Maria Lucia Fattorelli / Brasil – Inove Editora Ltda ISBN 978-85-66343-00-7 – PDF livre em https://auditoriacidada.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Caderno-de-Estudos-A-Divida-Publica-em-Debates.pdf

Direito e economia: neocolonialismo, dívida ambiental, tecnologia, trabalho e gênero no sistema econômico global / Antônio Gomes de Vasconcelos, Ramiro Chimuris (coordenadores e organizadores); [Colaboração técnica: Nathalia Lipovetsky, Thais Costa Teixeira Viana]. Napoli – Itália: La Cittá del Sole, 2020. 480 p. : il. – Inclui bibliografias. ISBN: 978-88-8292-535-2.

O direito e a economia na perspectiva do direito ao desenvolvimento integral: financeirização da economia, endividamento público e impactos socioeconômicos / coordenadores e organizadores: Ramiro Chimuris, Antônio Gomes de Vasconcelos ; [Colaboração técnica: Nathalia Lipovetsky, Thais Costa Teixeira Viana]. – Napoli – Itália: La Cittá del Sole, 2020. 412 p. : il. – Inclui bibliografias. ISBN: 978-88-8292-537-6.

“ANAIS – I Congreso Internacional”, Interinstitucional e Interdisciplinario de Estudiantes e Investigadores en Derecho y Economía / coordenadores e organizadores: Ramiro Chimuris, Antônio Gomes de Vasconcelos. Napoli – Itália: La Cittá del Sole, 2020. 973 p. : il. – Inclui bibliografias. ISBN: 978-88-8292-539-0.

Feminismo y Deuda. Coordenadores e organizadores. Carolina Pereira Lins Mesquita, Juliana Teixeira Esteves y Nathalia Lipovetsky. Napoli – Itália: La Cittá del Sole, 2020.

El Virus, la Vida y el Capital. Coordenadores e organizadores: Gonzalo Ubilla, Esteban Csik, Nicolás Centurión, Guilherme Thiago y Ramiro Chimuris. Napoli – Itália: La Cittá del Sole, 2020.

***


PAINEL 4 – APROFUNDAMENTO DA PERVERSIDADE DO SISTEMA DA DÍVIDA: a dívida pública sequer é registrada como “dívida pública” nas estatísticas oficiais

Dia 4/12/2020 (sexta-feira)
Hora: 19 às 21 horas

Securitização e o papel da empresa COFINA em Porto Rico – Eva Prados (Porto Rico)
Modelo de Negócio no Brasil: “Depósito Voluntário Remunerado” e os Casos de Securitização: PBH Ativos S/A, RioPrevidência e Nióbio – Maria Lucia Fattorelli (Brasil – Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida)
Estrutura e funcionamento dos processos de dívida pública. Parcerias Público-Privadas (PPP) e a contratação disfarçada de dívida pública – Juan Lluberas (Uruguai)
Relação entre o Direito e a Economia, com foco no Sistema da Dívida – Antônio Gomes de Vasconcelos (Brasil – Prof. da UFMG)

***


PAINEL 5 – CAPTURA DA PREVIDÊNCIA PELO MERCADO: RISCOS PARA A CLASSE TRABALHADORA E A SUBMISSÃO AO SISTEMA DA DÍVIDA

Dia 5/12/2020 (sábado)
Hora: 10 ao meio-dia

Seguridade Social Pública e solidariedade de classe ameaçadas por privatização e financeirização – Sara Granemann (Brasil – Profa. da UFRJ)
Desregulamentação do funcionamento dos fundos de pensão – Daniel Libreros (Colômbia)
Fraudes em Fundos de Pensão: caso Paulo Guedes – Juliana Teixeira (Brasil – Profa. da UFPE)
Insegurança para a classe trabalhadora e submissão ao Sistema da Dívida – Xavier Arrizabalo (Espanha)

***


PAINEL 6 – O PAPEL ILÍCITO DA DÍVIDA DOS ESTADOS

Dia 5/12/2020 (sábado)
Hora: 15 às 17 horas

Origem ilícita da Dívida dos Estados – Lujan Miranda (Brasil – Advogada – Coordenadora Núcleo Capixaba da ACD)
Transformações ilícitas de dívida externa nos anos 80 – Daniel Corrêa da Silva (Brasil – Prof. da UNIVALI – Coordenador do Núcleo SC da ACD)
Refinanciamento ilícito pela União na década de 90 – Amauri Perusso (Brasil – Auditor TCE/RS, Presidente da FENASTC, Coordenador do Núcleo RS da ACD)
Esquema ilícito da Securitização de Créditos Créditos Montante de dinheiro que uma pessoa (o credor) tem direito de exigir a outra pessoa (o devedor). Priscila Martins (Brasil – Profa. do IFBA/Juazeiro – Coordenadora do Núcleo Baiano da ACD)
Caso de Securitização em São Paulo: CPSEC S/A – Carmen Bressane (Brasil – Advogada – Coordenadora do Núcleo SP da ACD)
Plano de Recuperação Fiscal ilícito – Paulo Lindesay (Brasil – Diretor da ASSIBGE/SN e Coordenador do Núcleo RJ da ACD)
Reprodução do Sistema da Dívida e sua conexão com a Dívida dos Estados – Rodrigo Ávila (Brasil – Economista da ACD)

***

ENCERRAMENTO – O FUTURO DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA NO BRASIL E NO MUNDO
Dia 5/12/2020 (sábado)
Hora: 17 às 18 horas

Mesa com a participação de Maria Lucia Fattorelli, Ramiro Chimuris, Eduardo Moreira, Jessé Souza para dialogar sobre os seguintes desafios:

Bancos centrais subordinados ao BIS (instituição privada que se apresenta como banco central dos bancos centrais) atuando na fabricação de crises e aprofundamento do Sistema da Dívida;
Tempos de financeirização em que a dívida pública sequer é registrada como dívida pública;
Colonização financeira explícita em documentos oficiais;
Transformação de papéis podres em dívida pública;
Agravamento da crise econômica e social.




Outros artigos em português de Auditoria Cidadã da Dívida (36)

0 | 10 | 20 | 30

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org