Marcha Mundial das Mulheres

9º Encontro Internacional da MMM

25 de Setembro de 2013 por Marche mondiale des femmes

As decisões tomadas durante o 9º Encontro Internacional da MMM, em São Paulo, Brasil, abrem um novo ciclo, cheio de desafios na história de nosso movimento que está em plena adolescência. Depois de 15 anos, a aposta feita em construir um amplo movimento de mulheres de base, que pudesse mudar a correlação de forças na sociedade para acabar com os sistemas que geram pobreza e violência contra elas, mostra seus resultados.

Os desafios se apresentam com avanços conservadores das mais variadas formas. No fechamento deste boletim, vivemos o ataque de grupos terroristas no Quênia e no Paquistão, com inúmeras vítimas, muitas delas mulheres e crianças. Nossas companheiras destes dois países resistem de maneira cotidiana à violência contra as mulheres e à imposição de regras religiosas excludentes. Em 2010, companheiras do Paquistão mantiveram a mobilização que preparavam. Mesmo logo após um ataque com bombas, elas não se deixaram intimidar frente à violência.

Companheiras do Quênia que já haviam se mobilizado contra a violência eleitoral em 2007 vieram em grande número à Bukavu, na República Democrática do Congo, em 2010, expressar sua solidariedade com as mulheres congolesas em resistência.

Ainda nesta semana, recebemos a notícia de que a “justiça” hondurenha condenou à prisão a ativista Berta Cáceres, do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras) para tentar impedir a luta contra as barragens e ações de companhias mineradoras em territórios indígenas. Também em Honduras as “Feministas em resistência” atuam desde o golpe de 2009.

A cada ataque visível das forças conservadoras se contrapõe uma resistência contínua e histórica das mulheres e de cada povo. A MMM é nosso instrumento para tecer a unidade entre todas e nos fortalecer.

Español - http://www.marchemondiale.org/bulle...
Francés - http://www.marchemondiale.org/bulle...
Inglés - http://www.marchemondiale.org/bulle...
Portugués - http://www.marchemondiale.org/bulle...


Outros artigos em português de Marche mondiale des femmes (3)

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org