A rede CADTM se mobiliza pelo êxito do FSM em Dakar!

1 de Fevereiro de 2011 por Myriam Bourgy


O Fórum Social Mundial se realizará este ano entre os dias 6 a 11 de Fevereiro em Dakar, no Senegal. Como ocorre em todos os FSM, uma delegação da rede CADTM internacional estará presente. Quase 200 delegados, provenientes de 23 diferentes países e de 4 continentes, participarão desta edição do Fórum, dez anos após seu lançamento em Porto Alegre, em 2001. O CADTM nunca esteve antes tão presente e ativo em um FSM. O Fórum se realizará pela primeira vez em um país da África do Oeste onde o CADTM está presente em nove países. A rede CADTM está se mobilizando há meses para contribuir para o sucesso deste encontro altermundialista e na sustentação das lutas.

Caravanas do oeste africano a caminho de Dakar!

A mobilização dos movimentos sociais é vital para o êxito do FSM [1]
Diversas caravanas formadas por ativistas de diferentes movimentos partiram nos últimos dias de diferentes países da África do Oeste a fim de sensibilizar as populações e de persuadir o máximo de pessoas a participar do processo FSM. Muitos milhares de quilômetros são percorridos em ônibus pelos caravaneiros. O CADTM oferece um importante apoio humano e financeiro a esta iniciativa criativa e militante. Centenas de caravaneiros se encontrarão em Kaolack (ao sudeste de Dakar) no dia 4 de fevereiro, onde estarão sendo aguardados pelos participantes de um encontro internacional sobre as lutas feministas, organizado pelo CADTM. Assim, durante os dias 3 e 4 de Fevereiro, a APROFES (Associação pela Promoção da Mulher Senegalesa, organização membro do CADTM) e a rede internacional CADTM organizam, em Kaolack, dois dias de formação e de debate sobre o feminismo. Para o encerramento desta atividade esperamos a participação de centenas de mulheres.

No dia 5 de fevereiro, as caravanas e a delegação de Kaolack (6ª cidade do Senegal) se juntarão em Dakar, numa viagem de três horas.

No mesmo espírito, a mobilização está sendo organizada em Dakar há meses, incluindo a colaboração estreita com o movimento Hip Hop das periferias [2]. O lançamento de uma coletânea “Conscientização Coletiva!” seguido de um concerto com duração de seis horas, no dia 29 de Janeiro, e contando com aproximadamente 5000 pessoas no bairro popular de Guediawaye, foram dois fortes momentos para a sensibilização sobre a dívida do Terceiro Mundo e para a mobilização para o FSM.

O Fórum Social Mundial – de 6 a 11 de Fevereiro de 2011

Durante a marcha de abertura do FSM, que ocorrerá no dia 6 de fevereiro, e nos dias que se seguirão, o CADTM se fará presente através de uma delegação de aproximadamente 200 pessoas, vindas principalmente da África do Oeste através das caravanas, mas também da África Central e do Norte, da Europa, da Ásia e da América Latina [3]. Venha se juntar ao grupo do CADTM na marcha de abertura no dia 6 de Fevereiro em Dakar.

Os dias seguintes serão consagrados à realização de atividades auto-gestionadas que o CADTM organiza em colaboração com as organizações parceiras. [4]

O FSM se encerrará com as assembleias temáticas. O CADTM será particularmente ativo na Assembleia sobre a dívida que ocorrerá no dia 10 de Fevereiro pela manhã, com todas as campanhas sobre a dívida, mas também no interior da Assembleia dos movimentos sociais. A Assembleia é um espaço de convergência dos movimentos sociais a nível internacional que tem por objetivo fixar as datas para as mobilizações durante os anos de 2011 e 2012. Tendo em vista o contexto atual, o êxito destas duas assembleias é muito importante para a organização da resistência face aos ataques do sistema capitalista contra os povos.

O CADTM e o trabalho em rede

Este encontro internacional é sempre um momento importante para o trabalho com nossos parceiros. Os dois dias seguintes ao FSM serão consagrados ao Conselho Internacional do FSM e a uma reunião das redes que trabalham sobre a dívida. Os delegados do CADTM serão ativos durante estas duas importantes reuniões para fazer o balanço coletivo do FSM (CI do FSM, nos dias 12 e 13 de fevereiro), para avaliar o trabalho comum relativo à dívida dos países do Sul e, inclusive, para responder à crise da dívida dos países europeus.

Tradução de Claudia de Siervi
Revisão de Noémie Josse-Dos Santos



Notas

[1Ver a entrevista de Eric Toussaint por Sergio Ferrari: http://www.cadtm.org/O-desafio-de-uma-alternativa

[2Ver « Le mouvement hip hop sénégalais et le CADTM se mobilisent pour le Forum social mondial Dakar 2011 » http://www.cadtm.org/Le-mouvement-hip-hop-senegalais-et

[3Delegados do CADTM dos seguintes países estarão presentes no Fórum Social Mundial: Argentina, Haiti, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Japão, França, Bélgica, Polônia, Espanha, Marrocos, Tunísia, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Níger, Guiné, Mauritânia, Mali, Costa do Marfim, Benin, Togo, Burkina Faso e Senegal.

cadtm.org

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org