Eric Toussaint apresentação do relatório preliminar da Comissão da Verdade.

Vídeo em francês, com legendas em Português : 34 minutos

10 de Agosto de 2015 por Eric Toussaint

Eric Toussaint apresenta o relatório para a verdade sobre a dívida pública, no Parlamento grego, a 17 de junho de 2015. À sua direita, membros do governo; na tribuna, Zoe Konstantopoulou.

A Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública Dívida pública Conjunto dos empréstimos contraídos pelo Estado, autarquias e empresas públicas e organizações de segurança social. Grega apresentou as suas primeiras conclusões em junho de 2015. É nesse quadro que Eric Toussaint, que coordena os trabalhos da comissão, resumiu em 17 de junho de 2015 os resultados, numa sessão pública no Parlamento helénico. Trata-se de uma iniciativa histórica, pois o Governo estava presente nessa sessão em que numerosos movimentos sociais e deputados estrangeiros fizeram questão de participar. O relatório concluiu que a dívida grega é em grande parte ilegal, ilegítima e odiosa. É também insustentável. O vídeo da intervenção de Eric Toussaint (difundido em directo e depois em diferido pela cadeia televisiva parlamentar e por numerosos movimentos sociais) teve tal eco na Grécia e no mundo francófono, que foi legendada em espanhol, inglês, português e italiano, a fim de se ficar disponível para um público mais vasto. A tradução para alemão está em curso e outras legendagens estão previstas (polaco, servo-croata, esloveno, etc.).

O relatório preliminar apresenta uma cartografia dos problemas e questões chave ligadas à dívida pública grega e elenca as violações jurídicas associadas; além disso esclarece os fundamentos jurídicos sobre os quais se pode sustentar a suspensão unilateral do pagamento da dívida e o seu repúdio. Nos próximos meses e nos anos vindouros, a dívida grega vai continuar no centro dos problemas europeus. A introdução apresentada por Eric Toussaint continuará a ter pertinência e constituirá uma referência à disposição de todos. O combate para prestar justiça ao povo grego em matéria de dívidas está longe de terminar e a Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública Grega continuará a trabalhar, com ou sem apoio institucional.

O relatório preliminar completo está disponível na internet em inglês, grego, francês e espanhol. Em breve será também publicado em alemão. Os vários capítulos do relatório também foram publicados separadamente, para facilitar a leitura. O editor francês Les Liens qui Libèrent também publica o relatório em forma de livro impresso (ver L’éditeur Les Liens qui Libèrent publie sous forme de livre le rapport de la commission pour la vérité sur la dette grecque.).

Outros vídeos estão igualmente disponíveis no sítio do CADTM: Intervenção de Eric Toussaint na conferência de imprensa de encerramento do Parlamento grego, a 18 de junho de 2015. Ver En quoi sont utiles les travaux de la commission pour la vérité sur la dette grecque ; Conferência de Eric Toussaint (CADTM) e de Michael Hudson (Levy Economics Institute, USA) coordenada por Dimitri Papadimoulis eurodeputado do Syriza, vice-presidente do Parlamento europeu) a 2 de julho de 2015 em Bruxelas, no Parlamento europeu. Ver Vidéo : Crises des dettes en Grèce et dans l’UE


Vídeo filmado por ZinTV


Autor

Eric Toussaint

docente na Universidade de Liège, é o porta-voz do CADTM Internacional. É autor do livro Bancocratie, ADEN, Bruxelles, 2014,Procès d’un homme exemplaire, Editions Al Dante, Marseille, 2013; Un coup d’œil dans le rétroviseur. L’idéologie néolibérale des origines jusqu’à aujourd’hui, Le Cerisier, Mons, 2010. É coautor com Damien Millet do livro A Crise da Dívida, Auditar, Anular, Alternativa Política, Temas e Debates, Lisboa, 2013; La dette ou la vie, Aden/CADTM, Bruxelles, 2011. Coordenou o trabalho da [Comissão para a Verdade sobre a dívida pública> 11511], criada pela presidente do Parlamento grego. Esta comissão funcionou sob a alçada do Parlamento entre Abril e Outubro de 2015. Após a sua dissolução, anunciada a 12/11/2015 pelo novo presidente do Parlamento grego, a ex-Comissão prosseguiu o trabalho sob o estatuto legal de associação sem fins lucrativos.


CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org