European Business Summit, 15 de Maio, em Bruxelas : Repressão massiva sufoca direito ao protesto

18 de Maio de 2014 por CADTM Belgique


Nesta quinta-feira, 15 de Maio, a Alliance D19-20 e a Alter Summit apelaram à realização de um cerco ao Palais d’Egmont, em Bruxelas, onde estava marcada uma reunião da European Business Summit.

Recorde-se que a Alliance nasceu em 2013, reunindo diferentes setores da população, tais como agricultores, sindicatos, associações, trabalhadores com ou sem emprego, cidadãos de todos os quadrantes, diferentes coletivos... tendo como objetivo comum lutar contra o TIPT [1] (Transatlantic Trade and Investment Partnership) e a austeridade [2].

A reunião contou com a presença de figuras políticas, tais como Karel De Gucht (Comissário Europeu responsável pelas negociações do Acordo de Comércio Livre, que foi acusado de fraude fiscal e, recentemente, ilibado), Guy Verhofstadt (candidato liberal à presidência da Comissão Europeia) ou Didier Reynders (ex-ministro das Finanças da Bélgica), bem como outros políticos europeus e internacionais, que vieram reunir-se com os grandes patrões das multinacionais, tendo como objetivo assumido influenciar os líderes europeus poucos dias antes das eleições. Em questão estaria, entre outros assuntos, a abertura de mercados, a financeirização da economia, a União Bancária, a estratégia europeia em matéria de energia, competitividade, etc.

O CADTM e os seus ativistas marcaram presença ao lado de mais de mil manifestantes preocupados com o interesse público e determinados a não deixarem estes poderes discutirem em paz a abertura dos mercados ou as políticas de austeridade, aplicadas neste momento, no nosso país, com o objetivo de explorar ainda mais os trabalhadores e os recursos naturais.

Desde o início o direito ao protesto contra uma reunião deste tipo, que se realiza longe das cidadãs e dos cidadãos, foi posto em causa pelas autoridades que recusaram qualquer tipo de mobilização, por exemplo, uma concentração na Praça Poelaert e uma manifestação com traçado definido, fazendo com que os protestos ficassem muito afastados da reunião e inaudíveis. A Alliance assumiu as suas responsabilidades, avisando a polícia que o seu objetivo seria cercar o palácio, tornando difícil o acesso ao local. No entanto, em menos de uma hora, as ditas forças da ordem acabaram completamente com o evento e prenderam inesperadamente quase um terço dos manifestantes (281 pessoas), incluindo três membros do CADTM [3].

Condenamos veementemente esta forma de repressão e esta negação do direito de manifestação, uma negação com caráter altamente político, que se generalizada perigosamente na capital europeia nos últimos meses. Seja qual for a atitude das autoridades públicas face à contestação social, continuaremos a lutar contra o estrangulamento do nosso futuro levado a cabo pelos 1% mais ricos e a exigir o fim imediato das medidas de austeridade, um verdadeiro debate democrático sobre o tratado transatlântico e o pagamento das dívidas públicas nos nossos países.

Regozijamo-nos com a realização da semana de ações europeias « May of Solidarity », lançada pela rede Blockupy, entre outras, e com o pelo lançado no sentido de ser construída uma democracia a partir de baixo. A semana teve início ontem e prolonga-se até 25 de maio. Precisamos de todos para que este slogan se torne realidade.




NOTA : uma conferência de imprensa sobre os acontecimentos de ontem realiza-se na próxima terça-feira, 20 de Maio, às 10H00 no International Press Center – Sala Maelbeek - 155 rue de la Loi, Bloco C - Bruxelas

Para apoiar a Aliança : os ativistas em nome individual podem assinar o apelo em http://www.d19-20.be/ ; as organizações podem enviar um email para info chez d19-20.be

Notas

[1Para mais detalhes, ler em « Stop au grand marché transatlantique »

[2Para mais informações, ver artigo sobre a primeira açao em dezembro: « Alliance D19-20, une étape réussie pour la convergence des luttes contre l’austérité en Belgique et en Europe »

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org