Grecia: conferência pública sobre a dívida

11 de Maio de 2014 por Eric Toussaint


Uma conferência pública sobre a dívida grega realizou-se, dia 7 de maio, em Atenas. A iniciativa foi importante, especialmente, porque reuniu na tribuna duas pessoas muito ativas no SYRIZA e outras duas muito ativas no ANTARSYA.

Estas quatro pessoas são, desde o início, membros da ELE, a iniciativa para um comité de auditoria à dívida grega, lançada em maio de 2011, em Atenas. Os dois ativistas do SYRIZA são Sofia Sakorafa (ver http://fr.wikipedia.org/wiki/Sof%C3%ADa_Sakor%C3%A1fa ) que é deputada do SYRIZA (ex-deputada do PASOK, opôs-se, em 2010, ao Memorando imposto pela troika Troika A Troika é uma expressão de apodo popular que designa a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. e pelo PASOK) e é atualmente candidata às eleições europeias de 25 de Maio, com grandes hipóteses de ser eleita para o Parlamento Europeu (o SYRIZA poderá obter entre cinco a sete deputados) e Georges Katrougalos (jurista, ver http://utopia.duth.gr/ gkatroug/katrougalos-en.html ou
http://www.cecl2.gr/index.php/en/thecentre/theboard/11-thecentre/cv/12-04-george-katrougalos ), que é candidato na lista europeia do SYRIZA, tendo também hipóteses de ser eleito. Para informações em francês sobre o SYRIZA, ver SYRIZA França http://syriza-fr.org/ 

Os dois ativistas do Antarsya são - Léonidas Vatikiodis (ver o seu blog: http://leonidasvatikiotis.wordpress.com/ em grego), professor na Universidade de Chipre, participou ativamente na realização de três documentários importantes Debtocracy (2011), Catastroïka (2012), Fascism Inc. (2014), - Spyros Marchetos (https://www.facebook.com/spyros.marchetos ou http://www.theguardian.com/profile/spyros-marchetos) que é professor na Universidade de Tessalónica, participa ativamente no movimento antifascista, no movimento pela saída do euro e nas atividades pela anulação da dívida grega.
O Antarsya França divulga também informações em: http://antarsyafrance.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/antarsya.france

O CADTM internacional colabora com a ELE, a iniciativa para um comité de auditoria à dívida grega, desde a sua formação, em 2011. Ao longo dos últimos anos, Sofia Sakorafa, Leonidas Vatikiotis, Georges Katrougalos e Spyros Marketos participaram por diversas vezes em atividades organizadas pelo CADTM, ou em colaboração o CADTM, em Bruxelas, Brasília, Madrid, Londres, Tessalónica, Atenas. São também membros da rede ICAN (ver http://www.citizen-audit.net/fr/ ).

É muito positivo que os/as ativistas do SYRIZA e do ANTARSYA colaborem ativamente, apesar das suas diferenças políticas. Cerca de cem de pessoas participaram na conferência, realizada nas instalações da Ordem dos Advogados de Atenas, a 7 de maio. Os participantes concordaram elaborar uma declaração final.

Tradução: Maria da Liberdade



Eric Toussaint

docente na Universidade de Liège, é o porta-voz do CADTM Internacional.
É autor do livro Bancocratie, ADEN, Bruxelles, 2014,Procès d’un homme exemplaire, Editions Al Dante, Marseille, 2013; Un coup d’œil dans le rétroviseur. L’idéologie néolibérale des origines jusqu’à aujourd’hui, Le Cerisier, Mons, 2010. É coautor com Damien Millet do livro A Crise da Dívida, Auditar, Anular, Alternativa Política, Temas e Debates, Lisboa, 2013; La dette ou la vie, Aden/CADTM, Bruxelles, 2011.
Coordenou o trabalho da Comissão para a Verdade sobre a dívida pública, criada pela presidente do Parlamento grego. Esta comissão funcionou sob a alçada do Parlamento entre Abril e Outubro de 2015.

Outros artigos em português de Eric Toussaint (260)

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | ... | 250

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org