20 de Abril por Eric Toussaint
O CADTM tem o prazer de facultar, em formato digital de acesso livre, História Crítica do Banco Mundial, de Éric Toussaint, publicado por Editora Movimento, 2021.
O livro foi publicado em francês, português, castelhano e árabe, estando prevista a publicação em turco e em inglês.
«Éric Toussaint investiga as atividades do Banco Mundial (BM) desde a sua criação. Sua obra é, portanto, fruto de anos de pesquisa, e se baseia principalmente nas quinze mil páginas de documentos produzidos pelo próprio BM [Banco Mundial]. Trata-se de um trabalho ao mesmo tempo científico, concreto, preciso, amplamente documentado, e inspirado a partir de um ponto de vista crítico, claramente anticapitalista. Ao longo de suas páginas, Éric Toussaint desmascara as mentiras do BM e desmistifica esta sinistra e poderosíssima instituição, mostrando, com amplas provas, que sua atuação está a serviço de um único objetivo: a maximização dos lucros das grandes empresas capitalistas, em particular dos Estados Unidos. Em última análise, o BM é um instrumento de dominação mundial do imperialismo americano, que tem nomeado, desde suas origens, todos os principais dirigentes da instituição.
O Banco Mundial, como o FMI, não são reformáveis. Novas instituições são necessárias, inspiradas por uma lógica internacionalista, em ruptura com o capitalismo. Éric Toussaint é um socialista revolucionário, mas ele aponta para medidas imediatas, que poderiam ser tomadas já: uma auditoria da dívida, levando à anulação de sua parte ilegítima; um imposto
de crise sobre os mais ricos; a redução radical da jornada de trabalho para acabar com o desemprego; o aumento das despesas com saúde e educação; a socialização dos bancos, das empresas farmacêuticas e do setor da energia» (texto de apresentação do livro, em badana, por Michael Löwy).
«Poucos são os governos do Sul, mesmo de esquerda, que tentaram resistir ao Banco Mundial: foi o caso, por um curto período, do Equador de Rafael Correa, assim como a Venezuela de Hugo Chávez, que tentou criar o Banco do Sul. A maioria dos governos do Sul está a serviço das classes dominantes locais, que se alinham aos preceitos do Consenso de Washington. (...)
Livros como este de Éric Toussaint são indispensáveis: eles constituem preciosas armas no combate à ideologia dominante, preciosas ferramentas para entender e para transformar o mundo.» (Excerto da Introdução de Michael Löwy, pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique na França.)
O livro pode ser lido em linha ou descarregado em versão pdf.
A versão impressa pode ser adquirida ou encomendada à Editora Movimento.
Ver também: «Banco Mundial, Geopolítica e Maldesenvolvimento», entrevista de Renault Duterme a Éric Toussaint para a revista Géographie en mouvement, 3/10/2022.
Para descarregar o livro História Crítica do Banco Mundial:
docente na Universidade de Liège, é o porta-voz do CADTM Internacional.
É autor do livro Bancocratie, ADEN, Bruxelles, 2014,Procès d’un homme exemplaire, Editions Al Dante, Marseille, 2013; Un coup d’œil dans le rétroviseur. L’idéologie néolibérale des origines jusqu’à aujourd’hui, Le Cerisier, Mons, 2010. É coautor com Damien Millet do livro A Crise da Dívida, Auditar, Anular, Alternativa Política, Temas e Debates, Lisboa, 2013; La dette ou la vie, Aden/CADTM, Bruxelles, 2011.
Coordenou o trabalho da Comissão para a Verdade sobre a dívida pública, criada pela presidente do Parlamento grego. Esta comissão funcionou sob a alçada do Parlamento entre Abril e Outubro de 2015.
28 de Maio, por Eric Toussaint
24 de Maio, por Eric Toussaint , Sushovan Dhar
20 de Março, por Eric Toussaint
27 de Fevereiro, por Eric Toussaint
23 de Janeiro, por Eric Toussaint , Anis Germany
3 de Dezembro de 2022, por Eric Toussaint , Anaïs Carton
10 de Novembro de 2022, por Eric Toussaint
11 de Outubro de 2022, por Eric Toussaint , Renaud Duterme
5 de Setembro de 2022, por Eric Toussaint , Omar Aziki
17 de Agosto de 2022, por Eric Toussaint , Balasingham Skanthakumar
19 de Julho de 2022, por Eric Toussaint
6 de Julho de 2022, por Eric Toussaint
5 de Julho de 2022, por Eric Toussaint , Emilio Taddei , José Seoane
14 de Junho de 2022, por Eric Toussaint , Martín Mosquera
20 de Maio de 2022, por Eric Toussaint
7 de Maio de 2022, por Eric Toussaint , Dora Villanueva
5 de Maio de 2022, por Eric Toussaint , Dora Villanueva
22 de Abril de 2022, por Eric Toussaint , Sushovan Dhar
16 de Abril de 2022, por Eric Toussaint , Sushovan Dhar
8 de Abril de 2022, por Eric Toussaint