Mensagem da Marcha Mundial das Mulheres (MMF) por ocasião da Assembleia Mundial (AMR) do CADTM de 26 a 30 Abril 2016 em Tunes

29 de Abril por Marche mondiale des femmes , Graça Samo

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) felicita os amigos/amigas do CADTM- Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo - reunidos por ocasião da sua Assembleia Mundial (AMR) em Tunes, de 26 a 30 abril de 2016.
Saudamo-vos por todo o vosso envolvimento pela suspensão imediata do pagamento das dívidas ilegítimas do Sul, mas também dos países do Norte como a Grécia! O sistema de dívida é o principal instrumento histórico de colonização para espoliar, dominar, submeter, humilhar e destruir os povos e os seus modos de vida.
A governação e as políticas das instituições internacionais (FMI, BM e OMC) servem, há muito tempo, os interesses das empresas, ao mesmo tempo que as agências da ONU e da UE são cada vez mais capturadas por empresas multinacionais, como refletem as políticas desenvolvidas para satisfazer os interesses do capital e a recusa sistemática dessas instituições em impor limites às empresas multinacionais.
Expressamos a nossa solidariedade neste momento de agravamento da ofensiva do governo monárquico de Marrocos, no sentido de criminalizar os movimentos sociais, especialmente aqueles que denunciaram os acordos de comércio livre estabelecidos, por exemplo, com a União Europeia, e as políticas para eliminar a soberania do povo, criando mais dependência e mais pobreza.
Em outubro de 2016, a MMF realiza o seu décimo famoso Encontro Internacional que terá lugar em Maputo, Moçambique. Será um momento de reafirmar o nosso compromisso com a luta contra o capitalismo patriarcal que impõe este sistema de dívida para manter a exploração e o poder das multinacionais.
Desejamos a todas e todos os melhores votos de uma excelente reunião.
Estamos juntos pela soberania económica, política, cultural e ambiental das populações. Marcharemos até que todas e todos sejam livres!

Graça Samo

Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, Maputo, Moçambique. www.marchemondiale.org

Tradução: Maria da Liberdade


Outros artigos em português de Marche mondiale des femmes (3)

Autor

Graça Samo

Coordinatrice International MMF


CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org