4 de Maio de 2016 por CADTM International
Na sequência da interdição das autoridades marroquinas, a Assembleia Mundial da rede CADTM (AMR CADTM) realizou-se finalmente de 26 a 30 de Abril, em Tunes, num clima de solidariedade e de resistência. Os cerca de 50 delegados provenientes de 29 países de África, América Latina, Ásia e Europa mobilizaram as suas energias no sentido de analisarem a evolução do sistema de dívida e de encontrarem as melhores estratégias para pôr termo a essa ferramenta de dominação. O alargamento da rede a três novas organizações, a recondução do seu secretariado partilhado entre Marrocos e a Bélgica e, sobretudo, a adoção de uma nova designação para a organização são alguns dos principais destaques da reunião. Para além das tomadas de posição políticas e organizacionais, a AMR CADTM foi, mais uma vez, ocasião para construir ou consolidar elos fundamentais entre ativistas de diferentes gerações e origens. O encontro com alguns companheiros / camaradas tunisinos, que a ditadura de Ben Ali nos proibiu de conhecer, a partilha de cânticos de luta, de histórias e de testemunhos de combates concretos foram momentos essenciais para a construção de uma rede solidária e ativista.
Eis aqui os principais pontos da assembleia mundial, que atrairam a atenção dos delegados presentes:
A norte, é sempre sob o pretexto da dívida pública Dívida pública Conjunto dos empréstimos contraídos pelo Estado, autarquias e empresas públicas e organizações de segurança social. que as classes dominantes impõem a austeridade e procuram destruir metodicamente todas as conquistas sociais dos trabalhadores. Paralelamente, uma nova crise da dívida começa a afetar os países do Sul. Numa altura em que a queda dos preços das matérias primas causa já problemas numa série de países, acontecimentos, como o aumento da taxa diretora do Banco Central Banco central Estabelecimento que, num Estado, tem a seu cargo em geral a emissão de papel-moeda e o controlo do volume de dinheiro e de crédito. Em Portugal, como em vários outros países da zona euro, é o banco central que assume esse papel, sob controlo do Banco Central Europeu (BCE). dos Estados Unidos ou o surgimento de uma nova crise financeira, podem comprometer a capacidade de financiamento da dívida de alguns países já fragilizados. A norte e a sul, as ferramentas da arquitectura financeira e comercial internacional, que são o FMI, o Banco Mundial e a OMC, continuam impunemente a ser a correia de transmissão do sistema de dívida.
Tradução : Maria da Liberdade
2 de Dezembro de 2020, por Eric Toussaint , CADTM International , Jean Nanga , Christine Vanden Daelen , Sushovan Dhar , Maria Elena Saludas , Omar Aziki , Rémi Vilain
5 de Novembro de 2020, por CADTM International
17 de Outubro de 2020, por CADTM International
7 de Outubro de 2020, por CADTM International
15 de Janeiro de 2019, por CADTM International
27 de Dezembro de 2018, por CADTM International
20 de Novembro de 2017, por CADTM International
14 de Junho de 2016, por CADTM International
7 de Novembro de 2013, por CADTM International
7 de Junho de 2013, por CADTM International
0 | 10