Marcha Mundial das Mulheres
25 de Setembro de 2013 por Marcha Mundial das Mulheres
As decisões tomadas durante o 9º Encontro Internacional da MMM, em São Paulo, Brasil, abrem um novo ciclo, cheio de desafios na história de nosso movimento que está em plena adolescência. Depois de 15 anos, a aposta feita em construir um amplo movimento de mulheres de base, que pudesse mudar a correlação de forças na sociedade para acabar com os sistemas que geram pobreza e violência contra elas, mostra seus resultados.
Os desafios se apresentam com avanços conservadores das mais variadas formas. No fechamento deste boletim, vivemos o ataque de grupos terroristas no Quênia e no Paquistão, com inúmeras vítimas, muitas delas mulheres e crianças. Nossas companheiras destes dois países resistem de maneira cotidiana à violência contra as mulheres e à imposição de regras religiosas excludentes. Em 2010, companheiras do Paquistão mantiveram a mobilização que preparavam. Mesmo logo após um ataque com bombas, elas não se deixaram intimidar frente à violência.
Companheiras do Quênia que já haviam se mobilizado contra a violência eleitoral em 2007 vieram em grande número à Bukavu, na República Democrática do Congo, em 2010, expressar sua solidariedade com as mulheres congolesas em resistência.
Ainda nesta semana, recebemos a notícia de que a “justiça” hondurenha condenou à prisão a ativista Berta Cáceres, do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras) para tentar impedir a luta contra as barragens e ações de companhias mineradoras em territórios indígenas. Também em Honduras as “Feministas em resistência” atuam desde o golpe de 2009.
A cada ataque visível das forças conservadoras se contrapõe uma resistência contínua e histórica das mulheres e de cada povo. A MMM é nosso instrumento para tecer a unidade entre todas e nos fortalecer.
Español - http://www.marchemondiale.org/bulletin_liaison/2013/03/032013pdf-es/en
Francés - http://www.marchemondiale.org/bulletin_liaison/2013/03/032013pdf-fr/en
Inglés - http://www.marchemondiale.org/bulletin_liaison/2013/03/032013pdf-en/en
Portugués - http://www.marchemondiale.org/bulletin_liaison/2013/03/032013pdf-pt/en
9 de Junho de 2021, por CADTM International , Collectif , Marcha Mundial das Mulheres , TNI
18 de Maio de 2021, por CADTM International , Collectif , Attac France , Marcha Mundial das Mulheres , TNI
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
24 De Abril, dia de Acção Mundial e Solidariedade Feminista24 de Abril de 2019, por Marcha Mundial das Mulheres
Brasil : assassinato de Marielle Franco
Por nossas mortas, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta!17 de Março de 2018, por Marcha Mundial das Mulheres
29 de Abril de 2016, por Marcha Mundial das Mulheres , Graça Samo
28 de Novembro de 2009, por Marcha Mundial das Mulheres
30 de Junho de 2009, por Marcha Mundial das Mulheres , REMTE