7 de Junho de 2013 por CADTM International
BOUZNIKA, MARROCOS
19, 20, 21, 22 Maio 2013
CADTM Bélgica e ATTAC-CADTM Marrocos
Na sequência da Universidade de Primavera da ATTAC/CADTM Marrocos em Bouznika, entre Rabat e Casablanca, teve lugar a Assembleia Mundial da rede CADTM (AMR).
Mais de sessenta participantes estiveram reunidos na ocasião, o que constituiu um momento alto para a rede internacional CADTM. Estiveram presentes delegados-as provenientes de 21 países: Argentina, Benin, Bélgica, Brasil, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Espanha, França, Mali, Marrocos, Níger, República Democrática do Congo, Senegal, Suíça, Tunísia, Togo, Uruguai e Venezuela. Sublinhe-se que nenhum-uma delegado-da da Ásia (Paquistão, Índia e Japão) pode estar presente na Assembleia Mundial. Delegados do Haiti, Guiné-Conacri, Mauritânia, Grécia e os convidados do Egito também não puderam participar na reunião. Duas organizações enviaram observadores: ATTAC Espanha e ELA, sindicato do País Basco. As sessões plenárias realizaram-se em três línguas (árabe, francês e espanhol), graças ao trabalho dos intérpretes.
É escusado dizer que, com uma tal assembleia, o ambiente foi caloroso. As pausas ou algumas decisões importantes foram acompanhadas de danças, cânticos militantes ou de sketches. Deve-se salientar o dinamismo dos-as camaradas africanos-as que conduziram e moderaram a assembleia com talento e entusiasmo. A primeira noite foi de festa, graças à presença de dois ativistas rappers marroquinos, cuja prisão recente por cantarem o seu envolvimento e as suas ideias não diminuiu em nada a sua energia e a sua vontade de mudar radicalmente as coisas.
A Assembleia Mundial foi ocasião de muitas trocas (formais e informais) e de se fazerem muitos pontos de situação sobre os países onde estão presentes as organizações da rede CADTM. A reunião abriu com uma apresentação sobre a evolução da situação internacional e a ação do CADTM entre 2009 e 2013, feita por Eric Toussaint (CADTM Bélgica), seguida de uma apresentação de Omar Aziki (ATTAC-CADTM Marrocos) sobre a situação política em Marrocos e, de forma mais genérica, sobre o Magreb e o Médio Oriente [1].
A agenda da reunião foi bem preenchida, porque para além da definição das grandes linhas orientadoras da rede, esteve em cima da mesa a criação de um Secretariado Internacional partilhado, tarefa que tem sido assegurada pelo CADTM Bélgica, e a criação de um Conselho Internacional do CADTM, organismo de coordenação entre as três estruturas continentais (África, Ayna - América do Sul e Caraíbas – e Europa) e a Ásia, que ainda não possui uma estrutura de coordenação continental.
CADTM, uma rede assumidamente feminista
A rede CADTM reafirmou o seu compromisso feminista e colocou a questão no centro das suas preocupações tanto a nível do seu funcionamento (paridade a todos os níveis) como das suas ações e reivindicações.
A coordenação feminista do CADTM reuniu várias vezes no sentido de estabelecer uma melhor articulação entre as diferentes lutas em curso e para atualizar e trocar ideias sobre a relação entre dívida e feminismo. Durante a Assembleia Mundial, o feminismo esteve sempre presente nas discussões e teve um lugar de destaque nos debates e nas decisões.
As ativistas da ATTAC/CADTM Marrocos, que participaram nas lutas feministas da região de Ouarzazate, que apoiam, e nas vitórias contra as instituições de microcrédito, obtiveram o apoio do conjunto da rede.
O relatório sobre a integração do CADTM nas lutas feministas, que traduz o seu envolvimento feminista, foi introduzido por Christine Vanden Daelen do CADTM Bélgica, Fatima Zahra El Belghiti, Rabia El Houari e Mina Amzil da ATTAC CADTM Marrocos.
A atividade do CADTM nos diferentes continentes
William Gaviria pela América Latina e Caraíbas, Issa Abubakar pela África e Myriam Bourgy pela Europa resumiram, perante a Assembleia Mundial, os trabalhos das reuniões e assembleias gerais continentais, realizadas pouco antes do início da Assembleia Mundial do CADTM.
De seguida, Pauline Imbach apresentou o estado da rede com base na realização de um questionário que cada organização membro do CADTM internacional respondeu antes da reunião.
Por outro lado, Pierre Gottiniaux introduziu o ponto da agenda sobre as ferramentas de comunicação do CADTM, o seu site www.cadtm.org, a carta gráfica do CADTM, os boletins eletrónicos em três idiomas (a versão francesa enviada a 25255 subscritores, a versão Inglesa enviada a 2596 subscritores, a versão espanhola enviada a 8668 subscritores), o boletim interno de ligação da rede CADTM...
Criação de um Secretariado Internacional partilhado entre o CADTM Bélgica e a ATTAC-CADTM Marrocos
A primeira moção apresentada, e aprovada por unanimidade pelas organizações representadas na Assembleia Mundial, dizia respeito à partilha do Secretariado Internacional (SI) entre o CADTM Bélgica, encarregue do cargo até agora, e a ATTAC/CADTM Marrocos, que apresentou em 2010 (durante a anterior Assembleia Mundial) a sua candidatura com o objetivo de assumir o Secretariado Internacional. O significado político e simbólico dessa transferência parcial do SI para um país do sul é um estímulo importante com vista à concretização dessa finalidade; a escolha da ATTAC/CADTM Marrocos justificou-se pelo seu envolvimento quotidiano em diversas lutas locais e pela sua participação no movimento de 20 de fevereiro, o movimento marroquino da Primavera Árabe.
Françoise Mulfinger, perita independente, ficou encarregue, em 2011, de acompanhar o CADTM Bélgica e a ATTAC/CADTM Marrocos durante o processo de avaliação da possibilidade e da viabilidade dessa transferência. Françoise Mulfinger apresentou um relatório escrito e oral à Assembleia Mundial.
ATTAC / CADTM Marrocos assumirá no futuro a manutenção das relações com o processo do Fórum Social Mundial, com a Assembleia Mundial dos Movimentos Sociais e com vários parceiros mundiais; a procura de sinergias com a Via Campesina e a Marcha Mundial das Mulheres; a colaboração estreita com a coordenação África – da qual a ATTAC/CADTM Marrocos faz parte – assim como com as coordenações do CADTM Europa, América Latina e Ásia ; o reforço das atividades do CADTM em África e, em particular, o desenvolvimento dessas atividades no Norte de África e no Médio Oriente ; o site do CADTM internacional em árabe (manutenção, desenvolvimento, difusão, eventualmente com um boletim eletrónico em árabe); a formação internacional sobre as problemáticas da dívida, das instituições internacionais, das alternativas em relação à crise do capitalismo patriarcal e produtivista (em corresponsabilidade com o CADTM Bélgica) ; a procura de financiamento para as ações levadas a cabo pela ATTAC/CADTM Marrocos no quadro do Secretariado Internacional partilhado, assim como a realização da contabilidade relativa ao financiamento e a assunção de todas as responsabilidades daí decorrentes (redação de relatórios de execução, salvaguarda de todos os documentos justificativos e de contabilidade,...); relançamento da revista da associação em língua árabe, bem como a promoção de artigos de reflexão, a produção e divulgação de obras temáticas, nomeadamente em árabe e a difusão de artigos traduzidos para árabe e de árabe para francês.
CADTM Bélgica mantém como tarefas: a continuação da procura de sinergias na Europa e a coordenação Europa do CADTM; a gestão do site internet www.cadtm.org em quatro línguas (francês, espanhol, inglês e português) ; a preparação e a produção da revisão do CADTM em francês e dos boletins eletrónicos em francês, espanhol e inglês ; a publicação de obras em francês e noutras línguas ; a formação internacional sobre a problemática da dívida, das instituições internacionais, das alternativas para crise e para o capitalismo patriarcal e produtivista (em corresponsabilidade com a ATTAC/CADTM Marrocos) ; a organização das duas próximas AG mundiais em estreita colaboração com a ATTAC/CADTM Marrocos ; a procura de financiamento para as tarefas assumidas pelo CADTM Bélgica no quadro do Secretariado Internacional partilhado, assim como a realização da contabilidade relativa ao financiamento e a assunção de todas as responsabilidades daí decorrentes (redação de relatórios de execução, salvaguarda de todos os documentos justificativos e de contabilidade,...). O CADTM Bélgica prestará também apoio técnico e metodológico à ATTAC/CADTM Marrocos.
Para ser efetiva esta decisão de criação do Secretariado Internacional partilhado deverá ser plenamente implementada entre maio de 2014 e, o mais tardar, Dezembro de 2014. Durante este período, a ATTAC/CADTM Marrocos começa gradualmente a executar determinadas tarefas descritas acima. O mandato é de 4 anos, com um avaliação a meio do percurso, em 2016, quando da próxima Assembleia Mundial.
Criação do Conselho Internacional do CADTM
Durante a Assembleia Mundial foi também decidido, por unanimidade, a criação de um Conselho Internacional(CI), composto por dois membros de cada rede continental do CADTM, isto é, das redes continentais de África, América Latina e Caraíbas, Ásia e Europa, com um mandato de 3 anos (coincidentes com o ritmo das Assembleias Mundiais da rede). O SI partilhado participa no CI com o objetivo de fornecer as informações necessárias para que o CI cumpra a sua missão.
O Conselho Internacional é um órgão de coordenação entre as redes continentais do CADTM. Terá como funções: o acompanhamento dos trabalhos das estruturas continentais da rede, tendo em conta o contexto político a nível regional e internacional ; o reforço da colaboração entre as estruturas continentais da rede com base em ações já planeadas pelas diversas estruturas continentais ; impulsionar as grandes linhas de ação da rede CADTM face à evolução do contexto político a nível regional e internacional ; o acompanhamento dos trabalhos do Secretariado Internacional partilhado da rede ; a preparação das Assembleias Mundiais da rede ; o acompanhamento das decisões tomadas durante as Assembleias Mundiais da rede.
No seguimento da criação do Conselho Internacional e do Secretariado Internacional partilhado, a carta de funcionamento da rede CADTM foi adaptada.
Uma rede solidária
A Assembleia Mundial votou a adesão à rede da Plataforma Dívida dos Camarões.
A Assembleia pronunciou-se coletivamente no sentido de condenar e denunciar os apetites imperialistas e neocoloniais do Mali. Manifestou a sua preocupação em relação à evolução da situação na República Democrática do Congo. Expressou também a sua solidariedade para com os presos políticos marroquinos e a sua determinação em prosseguir a campanha internacional no sentido do reconhecimento legal da ATTAC/CADTM MARROCOS.
Eis em poucos parágrafos o relato destes dias sobrecarregados e ricos em decisões. Felizmente, o local de residência e de reunião estava a poucos metros da praia Bouznika, o que permitiu a cada um-uma relaxar um pouco entre as longas reuniões. 10 minutos de pausa com as pernas na água e cada um-uma pode voltar a concentrar-se nos debates e nas discussões importantes.
A próxima Assembleia Mundial da rede terá lugar em 2016...
Entretanto: continuamos a luta!
Tradução : Maria da Liberdade
2 de Março, por CADTM International
18 de Fevereiro, por CADTM International
27 de Janeiro, por CADTM International
20 de Janeiro, por CADTM International
19 de Janeiro, por CADTM International
Comunicado de imprensa
2022: Para acabar com a crise alimentar5 de Setembro de 2022, por CADTM International
Comunicado
Acabar com as políticas migratórias desumanas do Norte. Ninguém é ilegal!30 de Junho de 2022, por CADTM International
9 de Março de 2022, por CADTM International
29 de Novembro de 2021, por CADTM International
23 de Novembro de 2021, por CADTM International