29 de Janeiro por Eric Toussaint
Da esquerda para a direita: Michel Sala (deputado de La France Insoumise), Éric Toussaint (porta-voz do CADTM International e Éric Coquerel (deputado da France Insoumise e presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Nacional), em 25/01/2024 na Assembleia Nacional francesa
Em 25 de janeiro de 2024, por iniciativa do deputado Michel Sala, do grupo parlamentar da França Insubmissa, Éric Toussaint foi convidado a intervir na Assembleia Nacional francesa. Toussaint apresentou o panorama da nova crise da dívida, que afecta grande número de países do Sul e que ainda agora começou. Também apelou aos deputados para que tomassem a iniciativa de propor uma lei contra os fundos abutre, a fim de melhorar a Lei Sapin, de dezembro de 2016. Propôs ainda que o Parlamento aprovasse uma lei que obrigue os credores privados a participar na anulação das dívidas quando há acordo com os credores públicos.
Após uma introdução do deputado e presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Nacional Éric Coquerel, que apresentou o seu ponto de vista sobre as dívidas ilegítimas e nomeadamente sobre a necessidade de anular as dívidas da zona euro
Zona euro
Zona composta por 18 países que utilizam o euro como moeda: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia (a partir da 1-01-2014), Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia e Eslovénia. Os 10 países membros da União Europeia que não participam na zona euro são: Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Reino Unido e Suécia.
detidas pelo Banco Central
Banco central
Estabelecimento que, num Estado, tem a seu cargo em geral a emissão de papel-moeda e o controlo do volume de dinheiro e de crédito. Em Portugal, como em vários outros países da zona euro, é o banco central que assume esse papel, sob controlo do Banco Central Europeu (BCE).
Europeu (BCE
Banco central europeu
BCE
O Banco Central Europeu é uma instituição europeia sediada em Francoforte e criada em 1998. Os países da zona euro transferiram para o BCE as suas competências em matéria monetária e o seu papel oficial de assegurar a estabilidade dos preços (lutar contra a inflação) em toda a zona. Os seus três órgãos de decisão (o conselho de governadores, o directório e o conselho geral) são todos eles compostos por governadores dos bancos centrais dos países membros ou por especialistas «reconhecidos». Segundo os estatutos, pretende ser «independente» politicamente, mas é directamente influenciado pelo mundo financeiro.
), Éric Toussaint expôs a situação da nova crise da dívida nos países do Sul, recordando que esta crise é devida a choques exógenos vindos do Norte, nomeadamente o forte aumento do preço dos cereais, dos fertilizantes e dos combustíveis, em consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e principalmente da subida das taxas de juro
Juro
Quantia paga em retribuição de um investimento ou um empréstimo. O juro é calculado em função do montante do capital investido ou emprestado, da duração da operação e de uma taxa acordada.
, decidida unilateralmente pelos bancos centrais europeus, norte-americanos (FED) e ingleses.
Esta realidade permite aos países do Sul sobreendividados invocarem o argumento da mudança fundamental de circunstâncias ou da força maior, noções do direito internacional que permitem suspender o pagamento da dívida em caso de modificação radical da situação relativamente ao momento em que o empréstimo foi contraído.
Para saber mais sobre este tema: Existe uma crise da dívida do Sul e quais são as preconizações do CADTM? |
A seguir Éric Toussaint propôs que a Lei Sapin fosse reforçada na sua aplicação, buscando inspiração na lei aprovada na Bélgica em 2015.
A eficácia desta legislação reside na sua adopção em vários países.
Da mesma forma, é urgente que vários países se debrucem sobre uma lei que envolva os credores privados nas reestruturações de dívida. Estes credores fazem-se desentendidos e aproveitam as reestruturações assinadas pelos credores bilaterais e multilaterais para se fazerem reembolsar nos países sobreendividados.
Um novo projecto-lei vai ser submetido ao Parlamento belga antes das eleições de junho de 2024, para impor aos credores provados a anulação dos seus créditos Créditos Montante de dinheiro que uma pessoa (o credor) tem direito de exigir a outra pessoa (o devedor). sobre os países do Sul, na mesma proporção das anulações acordadas com os credores públicos.
Tradução: Rui Viana Pereira
docente na Universidade de Liège, é o porta-voz do CADTM Internacional.
É autor do livro Bancocratie, ADEN, Bruxelles, 2014,Procès d’un homme exemplaire, Editions Al Dante, Marseille, 2013; Un coup d’œil dans le rétroviseur. L’idéologie néolibérale des origines jusqu’à aujourd’hui, Le Cerisier, Mons, 2010. É coautor com Damien Millet do livro A Crise da Dívida, Auditar, Anular, Alternativa Política, Temas e Debates, Lisboa, 2013; La dette ou la vie, Aden/CADTM, Bruxelles, 2011.
Coordenou o trabalho da Comissão para a Verdade sobre a dívida pública, criada pela presidente do Parlamento grego. Esta comissão funcionou sob a alçada do Parlamento entre Abril e Outubro de 2015.
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
O Banco Mundial não antecipou a chegada da primavera árabe e defende a continuação das políticas que produziram as revoltas populares11 de Setembro, por Eric Toussaint
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
De Rafael Correa a Guillermo Lasso via Lenín Moreno4 de Setembro, por Eric Toussaint
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
Equador: A resistência contra as políticas fomentadas pelo Banco Mundial, o FMI e os outros credores entre 2007 e 201128 de Agosto, por Eric Toussaint
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
Os empréstimos envenenados do Banco Mundial e do FMI ao Equador21 de Agosto, por Eric Toussaint
1 de Agosto, por Eric Toussaint
19 de Julho, por Eric Toussaint
11 de Julho, por Eric Toussaint
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
O ajuste estrutural e o consenso de Washington não foram abandonados3 de Julho, por Eric Toussaint
3 de Julho, por Eric Toussaint
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
Crise climática ecológica: os aprendizes de feiticeiro do Banco Mundial e do FMI26 de Junho, por Eric Toussaint