Saudamos todos os companheiros e todas as companheiras da rede pelo seu esforço militante e desejamos-lhes um feliz ano novo cheio de esperança e espírito de resistência à barbárie do capitalismo.
Em 2023, o CADTM mobilizou-se energicamente nos 4 continentes, com muitas iniciativas e colaborações ativas com outras organizações e redes.
Na Ásia, estamos empenhados no processo de preparação do Fórum Social Mundial, que terá lugar em Fevereiro de 2024 no Nepal, durante o qual o CADTM realizará seis conferências públicas. Haverá também um encontro do CADTM Sul da Ásia com delegados/as do Sri Lanka, Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal.
Na América Latina e nas Caraíbas, realizámos com sucesso a Reunião Anual do CADTM Ayna em Bogotá, Colômbia, em novembro de 2023. Além da reunião interna, organizamos 3 conferências públicas.
Na Europa, organizamos os Encontros de Outono no final de Setembro de 2023 em Liège, que tiveram muito sucesso. Também tivemos participação intensa na Universidade de Verão dos Movimentos Sociais em Paris-Bobigny (França), no final de agosto de 2023.
Na África Subsariana, organizamos um workshop de formação sobre dívidas ilegítimas em Setembro de 2023 em Lomé (Togo), participamos em trabalhos sobre empresas mineiras e sobre o Banco Africano de Desenvolvimento. As nossas militantes na Coordenação das Lutas Feministas do CADTM África têm estado muito ativas.
No Norte de África e no Médio Oriente, realizámos uma reunião de dois dias muito bem sucedida do Conselho Internacional do CADTM em Marraquexe, nos dias 10 e 11 de Outubro, onde estiveram presentes cerca de 50 delegados dos 4 continentes. Esta reunião precedeu a contra-cimeira dos movimentos sociais nas reuniões anuais do FMI-BM, que se realizou de 12 a 15 de outubro de 2023.
Esta contra-cimeira foi, sem dúvida, uma atividade qualitativa para toda a nossa rede. Todas as nossas estruturas continentais e internacionais foram mobilizadas durante mais de 8 meses num trabalho de preparação colectiva e inclusiva. A nossa rede contribuiu ativamente para o sucesso deste evento que permitiu a troca de experiências na luta contra o ultraliberalismo e o capitalismo à escala internacional e que lançou as bases para uma nova convergência de acções militantes contra os ditames das multinacionais, das potências imperialistas e das finanças internacionais, designadamente o BM e o FMI.
No final deste ano marcado pelos massacres cometidos na Palestina pelo exército israelita com a cumplicidade das potências da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, manifestamos o nosso apoio à resistência do povo palestiniano e a nossa solidariedade para com todas as populações que sofrem com a guerra, seja no Sudão, no leste da República Democrática do Congo, no Iémen, na Ucrânia ou em qualquer outro lugar. Rejeitamos políticas que violem os direitos humanos, incluindo os direitos dos migrantes e das pessoas que procuram refúgio. Reiteramos o compromisso da nossa rede na luta pela abolição das dívidas ilegítimas e contra o sistema capitalista numa perspectiva internacionalista, feminista e ecossocialista.
Agradecemos todos e a todas pela sua contribuição para o trabalho do CADTM.
Omar Aziki e Éric Toussaint pelo Secretariado Internacional Partilhado do CADTM
Série: 1944-2024, 80 anos de intervenção do Banco Mundial e do FMI, basta!
O FMI e o Banco Mundial em tempos de coronavírus: vira o disco e toca o mesmo18 de Setembro, por CADTM
12 de Setembro, por CADTM , Collectif
ABC de 5000 anos de dívidas privadas ilegítimas
A dívida privada ilegítima no Sul: o caso do microcrédito13 de Março, por CADTM
ABC de 5000 anos de dívidas privadas ilegítimas
De Babilónia aos conquistadores, passando pela Antiguidade Clássica: as dívidas6 de Março, por CADTM
26 de Maio de 2023, por CADTM
26 de Abril de 2023, por CADTM
Declaração
Razões para o CADTM não concordar com a troca de «dívida por ação climática»13 de Dezembro de 2022, por CADTM
26 de Maio de 2022, por CADTM
7 de Fevereiro de 2022, por CADTM
Comunicado de imprensa do CADTM internacional
Mais de 350 personalidades de todo o mundo apoiam o Manifesto "Fim do Sistema de Patentes Privadas”10 de Junho de 2021, por CADTM