6 de Dezembro de 2012
Disponível em pdf
Via Internet, o CADTM tem o prazer de pôr à disposição do público esta obra, actualizada e acrescentada pelos autores. Este trabalho pode ser livremente utilizado por outros sítios, na condição de prevenirem os autores e fornecerem uma ligação para o sítio www.cadtm.org. Pode ser reproduzido com fins estritamente não comerciais. Encorajamos o envio para info chez cadtm.org de comentários e de informações sobre o uso pessoal ou colectivo que for dado ao livro. As vossas mensagens serão transmitidas aos autores.
A fim de esclarecer a multiplicidade de crises em curso, Damien Millet,
Eric Toussaint e Daniel Munevar (CADTM) disponibilizam um conjunto de
dados relativos à dívida e a temas com ela relacionados.
Crise económica, crise financeira, crise alimentar e crise da dívida são abordadas ao longo deste livro, através de quadros e gráficos que desvendam os elementos do puzzle.
Da crise da dívida nos países do Sul em 1982 à crise actual na Europa, passando pelas dívidas odiosas em todo o mundo e pelos números do FMI e do Banco Mundial, a análise das estatísticas permite identificar o que está verdadeiramente em causa.
Os autores lançam um olhar crítico sobre a economia mundial e os mecanismos de dominação, pondo a nu as realidades numéricas desse mundo à beira da queda.
As desigualdades são gritantes e crescentes a todos os níveis. Os números da dívida 2012 falam por si mesmos e demonstram a que ponto é necessário e urgente mudar radicalmente de sistema.
À luz destes dados será possível desenhar um horizonte de esistência colectiva na qual os excluídos, onde quer que vivam, tomarão consciência de que o seu sofrimento tem causas, mecanismos e agentes comuns, e se identificarão como uma totalidade solidária: os 99%.