16 de Setembro de 2011
O deputado Ivan Valente propôs a realização do Seminário “Especulação e Crise Financeira; Integração Financeira Regional; e Auditoria da Dívida Pública”, em conjunto entre Câmara e Senado, no dia 6 de outubro de 2011. A proposta foi aprovada nas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional, de Finanças e Tributação e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Para o deputado Ivan Valente, a recente crise financeira internacional, iniciada nos Estados Unidos em 2008 e que atingiu a Europa, tem como causa movimentos especulativos - assuntos que devem ser debatidos no Congresso Nacional já que afetam também países do terceiro mundo, como o Brasil.
Por outro lado, afirma o deputado, a integração financeira regional merece atenção, já que o país assume posição de condutor na América do Sul e existe a ideia de criação do Banco do Sul. Além disso, a CPI da Dívida, realizada na Câmara dos Deputados, em 2010, investigou e constatou o processo de endividamento brasileiro, cuja contrapartida é composta basicamente por juros sobre juros e outros mecanismos financeiros, sem retorno real em bens e serviços ao país. Somente no ano passado, 44,93% do recursos do orçamento geral da União foram destinados para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública.
O deputado Ivan Valente propõe no seminário a participação de Sofia Sacorafa, deputada do Parlamento Grego; Eric Toussaint, presidente do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM) – Bélgica; Pedro Paez , ex-ministro da República do Equador; e Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida – Brasil. “O debate com a presença de especialistas internacionais certamente enriquecerá as discussões sobre os temas propostos”, argumenta Ivan Valente.
Ver em linha : Liderança PSOL