26 de Maio de 2023

Sessão pública em Lisboa, 26 de maio de 2023

Conversa com Éric Toussaint a propósito da «História Crítica do Banco Mundial»

Éric Toussaint vem a Lisboa apresentar o seu livro História Crítica do Banco Mundial, publicado pela editora brasileira Movimento.
É uma oportunidade rara de conversar com o autor sobre o papel nefasto das instituições financeiras internacionais, as dívidas ilegítimas e o seu papel na subordinação política e económica dos povos de todo o mundo às grandes potências industrializadas.

Contrariamente ao que muitos crêem, o Banco Mundial e o seu irmão gémeo, o Fundo Monetário Internacional (FMI), não têm por missão combater a pobreza ou contribuir para o desenvolvimento dos países do Sul Global.

Cada contrato de empréstimo do Banco Mundial (e bem assim do FMI) traz consigo um conjunto de condicionalismos políticos, geralmente conhecidos por «ajustes estruturais» ou políticas de austeridade, como se viu por três vezes no caso português (1977, 1983, 2011).

Baseando-se em dados históricos e documentos produzidos pelo próprio Banco Mundial, o autor demonstra o papel nefasto desta instituição desde 1944.

Além do seu carácter documental, a História Crítica do Banco Mundial é um livro militante: segundo Éric Toussaint, o BM e o FMI não podem ser reformados – deve ser criada uma alternativa de apoio financeiro, capaz de suportar as necessidades de desenvolvimento dos estados carenciados, de forma a proteger a sua independência económica, social e cultural, acabar com as desigualdades sociais (incluindo as de género) e contribuir para a resolução da crise climática.

Conversa com Éric Toussaint
sobre a história do Banco Mundial


26 de maio de 2023, 18:30h
na Livraria Tigre de Papel
Rua de Arroios, 25, Lisboa
(metro dos Anjos ou de Arroios)

Auteur

CADTM

Próximo

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

8 rue Jonfosse
4000 - Liège- Belgique

00324 60 97 96 80
info@cadtm.org

cadtm.org