Desde o seu nascimento, o CADTM (que se tornou Conselho para a Abolição das Dívidas ilegítimas desde a Assembleia Mundial de 2016) procura garantir que a divulgação do seu trabalho seja a mais ampla e acessível possível. O site do CADTM é, obviamente, um instrumento fundamental para atingir esse objectivo!
Desde que renovou o seu visual, na Primavera de 2015, o site do CADTM está disponível em 6 idiomas! Já antes estava disponível na versão francesa, inglesa, espanhola e portuguesa e agora as nossas análises e os nossos apelos podem ser lidos em alemão e italiano! Sem esquecer os sites autónomos do CADTM em árabe e grego!
Estes esforços não são em vão, porque os vários canais de difusão das informações provenientes da rede do CADTM estão em constante evolução. As versões em francesa, inglesa, espanhola e portuguesa do site do CADTM foram, no seu conjunto, consultadas numa média mensal de 110.000 «visitantes únicos» em 2015-2016, ou seja um aumento da frequência de 1.200% desde o lançamento do site durante o ano de 2003. Quer isto dizer que o site do CADTM é o maior site mundial alternativo sobre a problemática das dívidas.
Embora as redes sociais não tenham o monopólio da informação alternativa e não substituam um encontro em boa e devida forma, a verdade é que a visibilidade das nossas redes sociais está em plena expansão. As nossas páginas Facebook em francês, inglês e espanhol aumentam de dia para dia, enquanto os vários grupos nacionais Facebook (por exemplo, CADTM Bélgica) – mais focados na distribuição das respectivas actividades e mobilizações locais – acolhem constantemente novos membros. A nossa conta no Twitter também tem um número de assinantes que cresce a bom ritmo – o Banco Mundial, o FMI, a OMC e os outros inimigos de uma transição ecológica e social que se ponham a pau!
A reflexão expressa na nossa publicação electrónica, com nova apresentação gráfica e acompanhada de um editorial resumindo os mais importantes acontecimentos da semana, tem também resultados encorajadores: o número de pessoas inscritas é pelo menos de 22.873 em francês, 11.156 em espanhol e 6046 em inglês!
Estes progressos no plano internacional são coerentes com a vontade do CADTM de ser principalmente uma rede global, no coração das lutas sociais do mundo através de muitos parceiros e membros da rede do CADTM, em África, na América Latina e nas Caraíbas, na Ásia e na Europa. Neste contexto, saudamos as três organizações do Gabão, da Itália e do Luxemburgo que acabam de se juntaram a nós na luta para acabar com o «sistema da dívida»!
Interessa-vos o tema da anulação das dívidas ilegítimas através da realização de auditoria cidadã? a interrupção das políticas de ajuste estrutural e dos planos de austeridade? o estabelecimento de uma verdadeira justiça fiscal e de uma redistribuição justa da riqueza? a socialização dos bancos? a defesa da agricultura camponesa? o reconhecimento da dívida ecológica? o reconhecimento da primazia dos direitos humanos fundamentais sobre os direitos dos credores?
Então não hesite, junte-se a nós!
Site do CADTM em italiano: http://it.cadtm.org/ Site do CADTM em alemão: http://de.cadtm.org/ |
Tradução: Trommons e Rui Viana Pereira
2 de Dezembro de 2020, por Eric Toussaint , CADTM International , Jean Nanga , Christine Vanden Daelen , Sushovan Dhar , Maria Elena Saludas , Omar Aziki , Rémi Vilain
La Libre – Artigo de opinião publicado a 26 de abril de 2017
Moçambique no menu dos fundos abutre ?3 de Maio de 2017, por Rémi Vilain