17 de Junho de 2020 por Auditoria Cidadã da Dívida
No Senado, Maria Lúcia Fattorelli fala sobre importância da auditoria da dívida com participação social.
A dívida pública deveria ser um importante instrumento de financiamento do Estado, para viabilizar políticas sociais e investimentos, mas não é o que acontece no Brasil.
Segundo o próprio representante do Tribunal de Contas da União (TCU), a dívida pública não tem servido para investimentos em desenvolvimento socioeconômico de interesse da população, que paga a conta.
Mas, se a dívida não serviu para investimento, para que serviu?
Dados oficiais provam que a dívida interna federal, que já supera R$6 trilhões, tem sido alimentada por diversos mecanismos financeiros, como explicado no vídeo disponível.
O maior beneficiário dessa dívida sem contrapartida ao país tem sido o setor financeiro privado. Enquanto isso, a população arca com o ônus da falta de investimentos públicos, ajustes fiscais (cortes, teto e congelamento de gastos sociais), contrarreformas (como a da Previdência), privatizações etc, que vêm sendo usados como justificativa para pagar os serviços da dívida pública.
Além de todos esses prejuízos, o desenvolvimento socioeconômico fica travado, pois os recursos que deveriam ser destinados para investimentos são consumidos no pagamento dos juros dessa chamada dívida pública.
Por isso defendemos que a auditoria é a ferramenta capaz de provar as ilegitimidades e fraudes envolvidas no Sistema da Dívida, como explicado no seguinte vídeo:
13 de Dezembro de 2022, por Auditoria Cidadã da Dívida
Minas Gerais
Brasil: Veja onde está o rombo das contas públicas dos estados3 de Junho de 2021, por Auditoria Cidadã da Dívida
Congresso International Virtual
(6 Vídeos) Sistema da dívida em tempos de financeirização e a importância da auditoria para interromper a barbárie7 de Dezembro de 2020, por Auditoria Cidadã da Dívida , RICDP
Carta aberta
Brasil: PEC 10 orçamento é de guerra, mas a favor de bancos29 de Abril de 2020, por Auditoria Cidadã da Dívida
Brasil
Carta aberta: Auditoria já e suspensão do pagamento dos juros e encargos para destinar os recursos para socorrer a calamidade do coronavírus26 de Março de 2020, por Auditoria Cidadã da Dívida
Brasil
Congresso aprova 45% do orçamento de 2020 para a dívida6 de Janeiro de 2020, por Auditoria Cidadã da Dívida
25 de Março de 2018, por Auditoria Cidadã da Dívida
16 de Março de 2018, por Auditoria Cidadã da Dívida
28 de Agosto de 2017, por Auditoria Cidadã da Dívida
12 de Maio de 2016, por Auditoria Cidadã da Dívida